STF conclui julgamento que torna Eduardo Bolsonaro réu
Inquérito apurou atuação do parlamentar junto ao governo dos EUA para promover o tarifaço e a suspensão de vistos
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira (26), o julgamento virtual que tornou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo.
O julgamento começou na semana passada, quando o colegiado formou placar unânime de quatro votos a zero para aceitar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O resultado foi oficialmente proclamado hoje. Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Ação penal
Com a decisão, o próximo passo será abertura de uma ação penal contra o deputado. Durante a instrução do processo, ele poderá indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e pedir diligências específicas que sejam interessantes para sua defesa.
Em setembro, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR no inquérito que apurou a atuação do parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros do STF.
Eduardo deixou o Brasil em fevereiro deste ano e está nos Estados Unidos. Ele pediu licença do mandato de 120 dias. Desde dia 20 de julho, quando a licença terminou, o deputado não comparece às sessões e poderá ser cassado por faltas.
Mais lidas
- 1 Gestão de Samuel Carvalho sofre derrota na Justiça após denúncias de perseguição na Guarda Municipal
- 2 Prefeitura de Aracaju antecipa salário de novembro e confirma funcionamento normal na sexta-feira
- 3 Último show de Jorge & Mateus no nordeste será em Aracaju no dia 7 de dezembro
- 4 Ironman 70.3 altera trânsito de Aracaju nesta domingo (30)
- 5 César Tralli é acusado de ofuscar Renata Vasconcellos no Jornal Nacional