Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue
A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença
A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi testada para ser aplicada em pessoas com idade de 12 a 59 anos.
Para imunizar os profissionais em todo o país, o ministério adquiriu, ao todo, 3,9 milhões de doses.
Vacina eficaz
A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, presente em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a vacina tríplice viral, a vacina contra a febre amarela, a vacina oral contra a poliomielite e algumas vacinas contra a gripe.
De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.
A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença e contra formas de dengue com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.
Mais lidas
- 1 PREFEITURA DE ITABAIANINHA OFICIALIZA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DO POVO 2026
- 2 Circuito Arrudeio 2026 leva pré-carnaval de rua ao Centro de Aracaju nos dias 6 e 7 de fevereiro
- 3 Flávio Bolsonaro chama Alessandro de candidato da esquerda, mas eleito com votos bolsonaristas.
- 4 Homem é baleado dentro de casa durante tentativa de homicídio em Tobias Barreto
- 5 Prefeitura de Aracaju anuncia primeiras atrações do Verão Caju 2026; confira