Galípolo aponta efeito de precatórios na aceleração da economia
Alta maior que o previsto do PIB e mercado de trabalho aquecido tendem a pressionar inflação
Sobre as últimas revisões feitas para o crescimento da economia brasileira, Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), aponta que os impactos de algumas medidas foram subestimados, de modo a ter se apontado primeiramente altas mais modestas.
“A gente começa o ano com projeções de crescimento inferiores às observadas agora. Mas, quando lá atrás se fez postergação dos precatórios, não houve revisão do PIB para baixo. Agora, quando se antecipa os pagamentos, também não imaginamos que isso iria dar impulso positivo. Então passaram a surgir uma série de estudos apontando que [o pagamento dos] precatórios tiveram efeito de impulso na economia”, explica o diretor do BC.
A economia brasileira segue crescendo acima da expectativa, e o movimento acelerado tende a pressionar a inflação, o que preocupa o BC em seu mandato de controlar a alta dos preços.
Além do Produto Interno Bruto (PIB) mais acelerado que o previsto, o país convive com um mercado de trabalho aquecido, que registra níveis recordes de ocupação.
Leia mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/e...
Mais lidas
- 1 Samuel Carvalho (Cidadania) caminha para conquistar primeiro mandato em Socorro
- 2 Star Wars terá nova trilogia nos cinemas: veja o que se sabe
- 3 Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar
- 4 Delegada Katarina acompanha entrega de Planos de Recuperação a municípios sergipanos
- 5 Deputado Federal Thiago Carvalho Ataca Candidato a Prefeito em Polêmica Religiosa: Intolerância ou Crime de Ódio?