Entretenimento

Governo de Sergipe e prefeituras realizam reunião geral para alinhar planejamento do Verão Sergipe 2026

Encontro reuniu órgãos estaduais e gestores municipais para discutir detalhes operacionais da terceira edição do evento

Por Governo do Estado Publicado em 19/11/2025 07:30
.

O Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e das secretarias de Estado da Comunicação Social (Secom) e do Esporte e Lazer (Seel), realizou, nesta terça-feira, 18, a reunião geral de planejamento do ‘Verão Sergipe 2026’. A iniciativa marca mais uma etapa da organização e reforça o compromisso do Estado em promover um projeto capaz de movimentar a economia, gerar renda e fortalecer a identidade cultural sergipana.

A terceira edição do Verão Sergipe será realizada de 30 de janeiro a 15 de março de 2026. A programação será distribuída ao longo de sete finais de semana, contemplando diferentes regiões do estado. A reunião teve como objetivo alinhar os aspectos logísticos, operacionais e estratégicos, garantindo uma execução integrada entre o Governo do Estado e municípios.

A apresentação foi conduzida pelo Grupo Técnico de Eventos (GTE), que detalhou os principais pontos de execução e as frentes de trabalho previstas para esta etapa. Esta foi a terceira fase do processo de organização, que seguirá com a execução logística e operacional.

Durante a reunião, ficou definido que todos os órgãos envolvidos deverão enviar seus planejamentos, dentro de suas respectivas áreas, até o dia 15 de dezembro de 2025. A medida garante que toda a estrutura do Verão Sergipe 2026 seja concluída com antecedência, permitindo ajustes, alinhamentos e o fechamento das etapas operacionais antes do início do evento.

Os representantes dos municípios tiveram espaço para dialogar com a equipe do Governo do Estado. Além de tirarem dúvidas, os gestores puderam apresentar sugestões sobre a execução e as especificidades de cada sede.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Cleon Nascimento, destacou a importância da reunião de alinhamento. “O Verão Sergipe, desde o início, vem com a proposta do governador Fábio Mitidieri de fazer com que a gente interiorize as ações de turismo com o objetivo muito claro de gerar economia, renda e fazer com que levemos os grandes eventos para o interior do estado. Chegamos, agora, à terceira edição, que será especialmente importante para nós. Todo o planejamento vem sendo conduzido de forma integrada, com cada equipe entendendo seu papel, suas responsabilidades e contribuindo para que o evento aconteça com equilíbrio, organização e eficiência. Desde o início do ano, trabalhamos dentro de um calendário estruturado pelo Governo do Estado para garantir que tudo saísse conforme o previsto”, afirma.

Para o secretário de Eventos do município de Canindé de São Francisco, Luan Fernandes, foi muito importante ter comparecido à reunião para que as organizações possam estar por dentro de tudo o que está sendo desenvolvido, garantindo que o evento ocorra de forma organizada. “ Trata-se de um evento de grande magnitude, que atrai turistas da Bahia, de Alagoas e de diversas regiões. Somos a capital dos cânions, então, a nossa proporção de público é bem maior do que esse ano para o ano de 2026. Portanto, é de suma importância esse evento para Canindé”, destaca.

Para o secretário de Turismo de Estância, Allan Alberto, é de grande relevância o município estar dentro do Verão Sergipe. “Não temos dúvida de que movimentará muito a economia da região, a economia associada ao turismo, a economia solidária, a economia ligada aos eventos esportivos e artísticos. Esperamos que seja a melhor edição de todos os tempos”, ressalta.

Representando o município de Pacatuba na pasta de turismo, Genivaldo Vieira, ressaltou a expectativa para a edição de 2026. “Este ano, Pacatuba integra, pela terceira vez, o Verão do Sergipe, em uma parceria importante entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A expectativa é grande, pois o evento movimenta toda a economia local, pousadas, hotéis, casas de temporada e diversos serviços passam a receber um fluxo ampliado de visitantes, transformando o município em um verdadeiro polo de atividades. Graças a essa iniciativa conjunta, Pacatuba gera emprego e renda, fortalecendo o comércio e criando oportunidades para a população. O evento ocorre no povoado Ponta dos Mangues, que oferece uma das mais belas praias da região e belezas naturais únicas que só Pacatuba possui”, conta.

Público-alvo e objetivos

O Verão Sergipe tem como foco principal o fortalecimento da economia e o estímulo ao turismo regional. Entre seus objetivos estão: incentivar a população local como propulsora das potencialidades sergipanas; fidelizar turistas na região; desenvolver atrativos para visitantes nacionais; promover a comunicação das tradições sergipanas para viajantes avulsos; fortalecer, a cada edição, a identidade cultural do estado.

Atrações e modalidades esportivas

A edição de 2026 contará com uma programação diversificada que envolve competições esportivas, exposição e feira de artesanato e shows artísticos com atrações sergipanas e nacionais. Entre as modalidades esportivas estão: beach tennis; futevôlei; altinha; duathlon; polo aquático; kitesurf; beach hand; 3x3 basquete; BMX (novidade que traz apresentações e manobras com bicicleta); vôlei adaptado; corrida; dança; zumba e beach soccer.

Programação

A programação do Verão Sergipe 2026 está distribuída da seguinte forma: 30/01 a 02/02 (Aracaju); 06/02 a 08/02 (Pirambu); 15/02 a 16/02 (Caueira); 20/02 a 22/02 (Ponta dos Mangues); 27/02 a 01/03 (Abaís); 06/03 a 08/03 (Canindé de São Francisco) e 13/03 a 15/03 (Barra dos Coqueiros).