Esporte

Botafogo deixa crise fora de campo e atropela o Cruzeiro em estreia pelo Brasileirão

Por MSN Publicado em 30/01/2026 06:56
.

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Após um primeiro tempo abaixo e indo para o intervalo sob vaias da torcida, o Botafogo retornou dos vestiários com outra postura para superar o Cruzeiro por 4 a 0 nesta quinta-feira, no Nilton Santos, encerrando a rodada de estreia no topo do Campeonato Brasileiro.

O time carioca contou com noite inspirada de Montoro, participando de dois gols, e do volante Danilo, artilheiro da noite, anotando duas vezes. Matheus Martins e Artur também deixaram a sua marca na partida. Graças aos critérios de desempate, o Botafogo larga na liderança do Brasileiro.

A boa apresentação no segundo tempo fez diminuir a pressão sobre John Textor, dono da SAF, alvo de fortes protestos durante o intervalo. Nesta quinta-feira, a Justiça do Rio proibiu o Botafogo de vender jogadores e ativos do clube. As dificuldades financeiras e disputas judiciais com a Eagle Football Holding motivam a sanção ao clube, que também lida com um transfer ban.

Do outro lado, o Cruzeiro continua em baixa neste início de temporada. Foi a terceira derrota seguida sob o comando de Tite, que começa a ficar pressionado, ainda mais depois da derrota para o rival Atlético-MG no último fim de semana.

O confronto começou morno, com as equipes se alternando na posse da bola e com muita disputa no meio de campo. Na metade da primeira etapa, o Cruzeiro acordou para o jogo e até chegou a balançar as redes com Kaio Jorge, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante.

O Botafogo voltou com outra postura do intervalo, tanto que abriu o placar com dois minutos. Em bela jogada coletiva de Montoro, Arthur cruzou e Danilo bateu rasteiro para marcar um belo gol e deixar o duelo animado. O Cruzeiro tentou reagir de imediato, mas encontrou dificuldades para furar a defesa carioca.