É #FAKE vídeo que aponta OVNI em Contagem
Autor da publicação afirma que viu vídeo de objeto por outro ângulo e constatou que se parece com uma espécie de pipa ou drone com leds. Órgãos de controle não detectaram nada relacionado às cenas mostradas.
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um grupo de pessoas diz avistar um disco voador na cidade de Contagem, em Minas Gerais. É #FAKE.
Em um post publicado no X em 20 de agosto, um usuário diz: "Ontem, saindo da faculdade, olhamos pra cima e simplesmente voando no céu de Contagem city um OVNI estático no céu em absoluto silêncio. Chupa Belo Horizonte, estamos fechados com Varginha!" A publicação ganhou milhões de visualizações nos primeiros dias e repercutiu em outros países e idiomas.
O objeto mostrado no vídeo não é um ovni. No próprio vídeo, pessoas aventam tratar-se de uma pipa e dizem: "'Vamos achar a linha dela?' ;'Deve estar amarrada em algum lugar''; 'Eu vou pegar e levar pra casa'; 'Não tem linha, não; 'Lógico que tem' ;'Ahh, é via bluetooth'".
O autor da publicação no X conta que o vídeo foi gravado em uma faculdade privada, no bairro Beatriz, por volta das 21h32. Ele diz que um dia após a publicação, viu um outro vídeo do mesmo objeto por outro ângulo, indicando que na realidade se trata-se de uma espécie de pipa com led. "Foi esse mesmo vídeo que postei hoje nos meus stories", diz. Em seus stories do Instagram, ele escreveu sobre dois vídeos que mostram o objeto - no céu e próximo ao chão: "Agora nos resta saber quem foi que levantou essa pipa".
Um outro estudante da mesma instituição publicou um vídeo que mostra o objeto mais de perto. Ele afirma que trata-se de uma pipa ou algo parecido. Existe a hipótese não confirmada de que sejam drones. Ele alega e aponta registros da câmera de seu celular de que a gravação foi feita na mesma noite do primeiro vídeo, no estacionamento da faculdade. "Pra gente que mora aqui no centro de Contagem é muito comum ver essa pipa no alto. Na verdade, não é nem uma pipa é tipo um plástico que fica voando. Falei pipa porque assim fica mais fácil de a galera identificar', diz.
Em redes sociais, outros relatos também apontam que a cena é relativamente comum na cidade. O autor da publicação que viralizou afirma que ele mesmo nunca tinha visto antes o objeto filmado, mas aponta que nos comentários do Instagram pessoas disseram que já tinham visto o objeto durante o dia. "Pelo visto, à noite ela nunca voou com leds assim. Mas eu também não acredito em ETs de qualquer maneira', diz.
Ele relata que tem recebido muitas mensagens de ufólogos. "Inclusive estão todos duvidando que sejam uma pipa e alguns me perguntaram quanto eu recebi para dizer que era uma pipa. "
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que não dispõe de informação ou dado relativo ao objeto exibido no vídeo. A prefeitura de Contagem também diz que também não possui nenhum registro. O Fato ou Fake procurou ainda a empresa de serviços de navegação aérea NAV Brasil, que atua na região. A empresa informa que não dispõe de qualquer registro do avistamento em questão.
Mais lidas
- 1 Samuel Carvalho (Cidadania) caminha para conquistar primeiro mandato em Socorro
- 2 Star Wars terá nova trilogia nos cinemas: veja o que se sabe
- 3 Delegada Katarina acompanha entrega de Planos de Recuperação a municípios sergipanos
- 4 Deputado Federal Thiago Carvalho Ataca Candidato a Prefeito em Polêmica Religiosa: Intolerância ou Crime de Ódio?
- 5 Feijoada do Pré-Caju 2024 tem programação divulgada