Fato ou Fake

Golpistas criam campanha falsa de doações para criança doente

O Fato ou Fake, a equipe de checagem de informações do Grupo Globo, investigou o caso.

Por Jornal Nacional/G1 Publicado em 05/12/2024 11:25
Fato ou Fake: golpistas criam campanha falsa de doações para criança doente

No Brasil, golpistas criaram uma campanha falsa de doações pra uma criança doente. O Fato ou Fake — a equipe de checagem de informações do Grupo Globo investigou o caso.


A reportagem desmentiu uma fake news que se aproveita de um dos valores mais caros ao brasileiro: a solidariedade.


Está circulando matéria falsa que imita a aparência do g1 sobre uma mãe em desespero. O texto diz que um menino de Manaus tem câncer e não está recebendo apoio do governo.


A tal matéria tem um link que leva a uma vaquinha virtual. O site até apresenta documentos para embasar a história, como um laudo de um hospital. Só que é tudo uma farsa. Aliás, a única coisa verdadeira são as fotos, e por isso elas são borradas.


A primeira coisa que para a reportagem era indiscutivelmente fake é que o g1 nunca publicou essa história. Fizeram uma montagem com a página do site.


O próximo passo foi procurar o hospital que teria dado um laudo de linfoma de Burkitt para um paciente chamado Gabriel. O hospital negou, disse que não reconhece nem o nome do paciente nem o médico que assinou o laudo.


O g1 procurou também os serviços públicos de saúde, que não encontraram o nome da criança nos registros.


A história era falsa, mas ainda faltava um ponto importante para a apuração. De onde era esse menino? Até que, vendo as páginas nas redes sociais que pediam ajuda para ele, a reportagem se deparou com um comentário, em inglês:


"Esse é meu filho, apague isso imediatamente".

O comentário era de uma mulher dos Estados Unidos, e nas redes sociais dela e do marido estava tudo lá: as fotos usadas pelos golpistas. O filho dela de fato teve um câncer. E usaram isso, as fotos do menino, para enganar as pessoas e roubar dinheiro.


Para não cair nesse tipo de golpe e em nenhuma outra mentira, entre na loja de aplicativos do seu celular, busca pelo "g1" e baixa o aplicativo.