Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
Em nota, a agência detalhou que esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou esta semana o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia ou que já se espalhou para outras partes do corpo e que foi previamente tratado com terapia endócrina.
Em nota, a agência detalhou que esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
“O medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é oral e indicado como monoterapia”, diz a agência.
De acordo com a Anvisa, o câncer de mama figura como a neoplasia maligna de maior incidência entre mulheres.
No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, no período entre 2023 e 2025, foram registrados 73.610 casos da doença. O número representa 30,1% do total de cânceres em mulheres.
Mais lidas
- 1 Real Madrid toma decisão sobre o futuro de Vinícius Júnior para 2026; entenda
- 2 GOVERNO DO ESTADO DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA ACESSO DO PÚBLICO NESTA SEXTA-FEIRA NO ARRAIÁ DO POVO
- 3 Polícia Federal realiza operação de combate a corrupção e falsificação de documentos em Sergipe
- 4 CAPITAL SERGIPANA DA MODA, ITABAIANINHA FORMA PRIMEIRA TURMA TÉCNICA EM ESTILISMO E COORDENAÇÃO DE MODA DO ESTADO
- 5 Prefeitura de Nossa Senhora da Glória abre inscrições para PSS com salários de até R$ 18 mil