Operação mira esquema de fraudes tributárias e lavagem de dinheiro entre Sergipe e Espírito Santo
Mandados são cumpridos contra grupo suspeito de emitir notas frias, criar empresas de fachada e movimentar valores por meio de contabilidade paralela
Uma operação conjunta entre os Ministérios Públicos de Sergipe e do Espírito Santo foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (27) para desarticular um esquema de fraude tributária e lavagem de dinheiro. Ao todo, 16 mandados judiciais estão sendo cumpridos nos dois estados.
As investigações, iniciadas no Espírito Santo, apontam a existência de uma estrutura voltada à emissão de notas fiscais falsas, criação de empresas de fachada e uso de terceiros para ocultação de patrimônio. O grupo também seria responsável por movimentar valores elevados por meio de uma contabilidade paralela, que tinha o objetivo de disfarçar a origem e o fluxo real do dinheiro.
Em Sergipe, os mandados estão sendo cumpridos em Aracaju com apoio do Gaeco, do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar e do Gabinete de Segurança Institucional. As equipes recolhem documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que podem ajudar na investigação.
No Espírito Santo, as ações são executadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em articulação com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sergipano.
O material apreendido será analisado por equipes técnicas. A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.
Mais lidas
- 1 Gestão de Samuel Carvalho sofre derrota na Justiça após denúncias de perseguição na Guarda Municipal
- 2 Prefeitura de Aracaju antecipa salário de novembro e confirma funcionamento normal na sexta-feira
- 3 Último show de Jorge & Mateus no nordeste será em Aracaju no dia 7 de dezembro
- 4 Ironman 70.3 altera trânsito de Aracaju nesta domingo (30)
- 5 César Tralli é acusado de ofuscar Renata Vasconcellos no Jornal Nacional