Esporte

Carrascal, Saúl, Plata...? Veja cinco opções do Flamengo para substituir Arrascaeta contra o Internacional

Camisa 10 está suspenso do jogo de ida das oitavas de final da Libertadores

Por Davi Ferreira — Rio de Janeiro Publicado em 12/08/2025 09:04
.

O Flamengo não terá Arrascaeta para enfrentar o Internacional, no jogo de ida das oitavas da final da Libertadores, às 21h30 de amanhã, porque o uruguaio está suspenso após ter levado um cartão amarelo na última rodada da fase de grupos. Substituir o camisa 10 e artilheiro da equipe na temporada exigirá concessões por parte de Filipe Luís, mas o treinador tem um leque de opções que vão dos reforços a jogadores improvisados.


Nesta janela de transferências, o clube trouxe dois meias pensados para reforçar o poder criativo: Carrascal e Saúl. Inclusive, o colombiano foi contratado para ser justamente uma sombra para Arrascaeta. A questão é que ambos ainda estão em fase de adaptação ao futebol brasileiro e o jogo de amanhã será de alta rotação.

Carrascal sequer estreou no fim de semana, na vitória contra o Mirassol pelo Brasileirão. O treinador reconheceu que o plano era usá-lo no segundo tempo no lugar de Arrascaeta, mas as circunstâncias do jogo e o pouco tempo de treinos lhe levaram a segurar o reforço. Se for titular amanhã, começará sua trajetória no Flamengo no “fogo”.



Após fazer três jogos com a camisa rubro-negra, Saúl não está sendo visto por Filipe como uma peça para entrar naquela posição. O versátil espanhol pode atuar desde volante até como homem de lado do campo, e isso tem feito o treinador considerá-lo uma reposição a Gerson.



— Vejo para a posição em que estava o Gerson e agora está o Plata, o Luiz Araújo e o Matheus Gonçalves. Já falei com ele antes de vir que era a posição onde melhor rendeu no Atlético de Madrid. É verdade que vinha jogando de volante, mas eu acredito que ele tem muito para oferecer nessa posição, por chegar bem à área e ser um jogador determinante na frente — disse Filipe Luís em coletiva.



As outras opções passam por improvisação, mas nada desconhecido do trabalho do técnico. Em outros momentos em que não teve Arrascaeta, ele posicionou Plata ou Luiz Araújo mais recuados para conduzir a bola ao ataque. A desvantagem é que são dois pontas — mesmo que não seja raro ver Plata jogando por dentro durante as partidas — e levariam à formação de um quarteto ofensivo na frente.

Uma quinta opção possível é De la Cruz, mas o uruguaio ainda não é certeza de presença na lista de relacionados por estar finalizando um tratamento no joelho esquerdo. E ainda que possa ser titular, atua como segundo volante. O mesmo vale para Jorginho, que fará sua estreia na competição continental.