Fato ou Fake

É #FAKE vídeo de Bolsonaro, Tarcísio e Haddad anunciando resgate de valores a receber no Banco Central; trata-se de golpe

Por G1/Globo Publicado em 14/03/2025 20:40
Haddad-Lula-Bolsonaro-Tarcisio

Circulam nas redes sociais ao menos seis anúncios nos quais políticos e um apresentador de TV divulgam um site para que as pessoas usem o CPF e resgatem dinheiro esquecido em bancos. É #FAKE.

Nos vídeos, que são feitos com inteligência artificial (IA) e circulam em plataformas da Meta (controladora de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp), aparecem ex-presidente, Jair Bolsonaro; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em dois anúncios; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); e o ator e apresentador Rodrigo Faro.

O conteúdo mentiroso leva a um site fraudulento, que exige um CPF verdadeiro e imita a plataforma gov.br de modo convincente, com diversos recursos interativos para parecer real: há um chat que simula uma conversa com uma atendente virtual e envia mensagens de texto, áudios e vídeos para induzir pessoa a fazer um PIX de R$ 47,89 – uma taxa que o Banco Central jamais cobrou de quem resgata dinheiro esquecido em bancos por meio do Sistema de Valores a Receber (SRV).

Veja, abaixo, resposta a estas cinco perguntas (cliquei para navegar pela página):

Como são os anúncios manipulados?
Por que os conteúdos são mentirosos?
Onde os vídeos enganosos circulam?
Como funciona o golpe?
Como foi feita a checagem dos vídeos manipulados?

Saiba mais: https://g1.globo.com/fato-ou-f...