Política

Secretaria de Estado do Trabalho beneficia população vulnerável com novo programa ‘Cabide Social’

Iniciativa foi lançada em Aracaju durante ação ‘Praça que Abraça’, projeto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania voltada a pessoas vulneráveis

Por Governo do Estado Publicado em 27/08/2025 08:38
.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) participou nesta terça-feira, 26, do ‘Praça que Abraça’, programa promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) na Praça Olímpio Campo, no Centro de Aracaju. A Seteem levou diversos serviços voltados para qualificação profissional e empregabilidade, incluindo o ‘Cabide Solidário’, novo projeto realizado em parceria com a Seasic que tem o objetivo de garantir roupas e calçados para trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.

A proposta da nova iniciativa é garantir condições básicas para que pessoas desempregadas possam se apresentar de forma adequada nos processos seletivos e aumentem suas chances de conquistar uma oportunidade de trabalho. Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, a ação aproxima as secretarias da população que mais precisa.

“A Seasic tem feito um trabalho espetacular em todo o estado de Sergipe, estruturando ações que são inclusivas de verdade, como a de hoje. Para nós, é uma alegria muito grande estar aqui, trazendo a primeira ação dessa parceria, que é o ‘Cabide Solidário’. Agradeço ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial pela parceria, à Receita Federal, que fez a doação dessas roupas que estão sendo entregues, à parceria com o Ministério Público do Trabalho, com a Defensoria Pública, com a Secretaria de Estado da Saúde. Isso acontece também graças à ação e à coragem de fazer diferente da secretária da Seasic, Érica Mitidieri, e de estar mais próxima da população vulnerável”, ressaltou.

O projeto 'Praça que Abraça' tem caráter multissetorial e é voltado ao atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente à população em situação de rua (PSR). Na ocasião, a Seteem disponibilizou os serviços de cadastro e atualização de trabalhadores para o mercado de trabalho, cadastro de empregadores e captação de novas vagas, ofertas de postos de emprego disponíveis no GO Sergipe, plataforma digital que divulga oportunidades de trabalho, como também distribuição de kits do ‘Cabide Solidário’.

Aprovação

Para a beneficiada Leila Borba, a ação fez a diferença e trouxe novas perspectivas. “Isso é de extrema importância, porque a população de rua sofre demais e a assistência social é o único recurso que pode minimizar as dores e violências sofridas por essas pessoas. Para mim, é uma honra estar aqui. É uma honra poder cantar com o MusiCAPS. A gente veio hoje para trazer um pouquinho de alegria e esperança e dizer que, independente da trajetória de vida, a gente sempre pode dar a volta por cima e fazer o caminho inverso e fazer tudo dar certo de novo”, destacou.

Para Maria Aparecida Cabral, que também se beneficiou com o ‘Cabide Solidário’, “Essa ação é necessária, porque muitas vezes nós somos invisíveis perante a sociedade. A gente quer uma sociedade digna, a gente quer ser visto pelo povo, pelo governo. O tempo de ser visível acabou. Muito obrigada a vocês por me escutarem”, enfatizou.

Galeria de fotos