Política

Prefeitura de Lagarto inicia fase de perícia médica dos aprovados no Concurso Público 01/2024

Cronograma prevê atendimento de mais de 300 aprovados, distribuídos em três datas, para avaliação de aptidão ocupacional por meio do Cerest

Por Prefeitura de lagarto Publicado em 13/01/2026 07:07
.

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), iniciou a etapa de perícia médica dos candidatos aprovados no Concurso Público nº 01/2024. O procedimento, realizado conforme o Decreto nº 1.324, de 8 de janeiro de 2026, corresponde à fase em que os convocados passam pelo médico do trabalho, etapa fundamental para avaliar a aptidão física e funcional para o exercício dos cargos. A ação contempla candidatos da ampla concorrência, cotas raciais e pessoas com deficiência (PcD), respeitando os princípios da legalidade, isonomia e as normas do edital.

No dia 12 de janeiro, passaram pela avaliação médica 75 candidatos aprovados para os cargos de Agente de Vigilância Patrimonial (35), Agente de Apoio Operacional (27), Agente de Condução de Veículos (9), Agente de Eletricidade (1) e Agente de Máquinas Motrizes (3). Já no dia 15 de janeiro, o atendimento pretende alcançar 93 candidatos, distribuídos entre Agente Comunitário de Saúde (10), Agente Auxiliar de Educação (19), Agente Administrativo (48) e Agente de Alimentação Escolar (16). A programação segue no dia 19 de janeiro, com a perícia médica de 211 aprovados para o cargo de Professor de Educação Básica – Pedagogia.

A coordenadora do Cerest, Valmira Monteiro, destacou o clima de satisfação durante o atendimento aos convocados. “É muita alegria, muita satisfação. Hoje estamos recebendo o pessoal do concurso aqui no Cerest para passar pelo médico do trabalho e serem convocados a trabalhar pela nossa cidade e pelos cidadãos lagartenses”, afirmou, ressaltando a importância da etapa para garantir segurança e saúde aos futuros servidores municipais.

A coordenadora de Recursos Humanos da Prefeitura de Lagarto, Lucileide Dória, reforçou a relevância do processo. “Chegamos a uma etapa muito importante, onde os aprovados no concurso irão passar pela perícia médica. É nesse momento que vamos avaliar a aptidão de cada candidato para exercer o cargo para o qual foi aprovado”, concluiu.

Entre os aprovados, a expectativa é grande. O eletricista Gilberto de Jesus comemorou a conquista e falou sobre o momento vivido. “É um sonho realizado, né? A gente vem batalhando, estudando pra conseguir ser nomeado. Agora, graças a Deus e graças à gestão, deu tudo certo, a espera acabou”, disse.

O motorista Allan Santos Cruz também falou com entusiasmo sobre a expectativa para assumir o cargo. “Estou ansioso para começar logo, já tô pronto, só na expectativa de começar a trabalhar. Hoje eu vim passar pelo médico, entregar os exames, levar os documentos e assinar o termo. Estou confiante e entusiasmado para iniciar neste trabalho”