Política

Inscrições para o Sisu iniciam nesta segunda-feira, 19

Os candidatos que realizaram as três últimas edições do Enem poderão utilizar suas notas para se inscrever até o dia 23 de janeiro

Por governo de sergipe Publicado em 20/01/2026 07:16
.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 19, até a próxima sexta-feira, 23, ofertando vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem acessar o Portal Acesso Único, utilizando a conta gov.br.

Nesta edição, o Sisu passa a adotar, de forma inédita, as notas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2023, 2024 e 2025, com exceção dos candidatos inscritos na condição de treineiro. O sistema realiza automaticamente o cálculo da melhor média, considerando o curso e a instituição escolhidos pelo candidato, inovação que passa a vigorar a partir do Sisu 2026.

Os candidatos selecionados na chamada regular deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, seguindo os prazos e procedimentos definidos pelas instituições de ensino. Aqueles que não forem convocados na primeira chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, exclusivamente por meio do sistema do Sisu. A convocação da lista de espera ficará sob a responsabilidade das universidades e institutos federais.

Para participar, o candidato deve acessar o site oficial do Sisu, por meio do endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu, e realizar o login com a conta gov.br. Durante o período de inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, definindo a ordem de preferência, turno e modalidade de concorrência. As escolhas podem ser alteradas até o encerramento das inscrições, sendo considerada válida a última opção registrada.

Os candidatos devem acompanhar atentamente todas as etapas do processo seletivo e garantir que a documentação exigida esteja em conformidade, especialmente no caso de vagas reservadas por meio de ações afirmativas, como destacou a coordenadora do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Gisele Pádua. “Aos candidatos, é importante lembrar que eles escolham duas opções de cursos e acompanhem diariamente a divulgação das notas de corte a partir do segundo dia de inscrição”, ressaltou.

Para Mike Daniel Santos Pereira, aluno do Pré-Uni no Polo Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, é possível que sua tão sonhada aprovação no curso de Medicina venha neste ano. “Fiz minha preparação pelo programa do Governo de Sergipe, o Pré-Uni, e meus estudos foram integralmente por lá. E, apesar de eu ter que conciliar os estudos com a rotina de trabalho, com o resultado que eu tive, com certeza há chances de aprovação”, compartilhou.

Outras oportunidades

Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os alunos também têm a opção de ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, suas inscrições poderão ser realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro. O programa utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para a concessão de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. A participação é gratuita e deve ser realizada exclusivamente de forma online, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta gov.br.

Já em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) informou que o cronograma de inscrições ainda não foi divulgado, devendo ser publicado em breve em seus canais oficiais.