Equipe do Huse reforça protocolos assistenciais com equipes do Hospital do Câncer
Iniciativa teve como foco central o fortalecimento das ações na unidade hospitalar quanto aos protocolos de higiene das mãos e descarte correto de resíduo sólidos
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio do Núcleo de Epidemiologia, Segurança e Infecção Hospitalar (Nespih), realizou uma capacitação para fortalecer os protocolos assistenciais no Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS). O treinamento reuniu profissionais da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar. A iniciativa teve como foco central o fortalecimento das ações no Hospital do Câncer quanto aos protocolos de higiene das mãos e descarte correto de resíduos sólidos. “Esses protocolos não são apenas normas técnicas, mas medidas fundamentais para a segurança dos nossos pacientes. Investir nessas capacitações é investir em cuidado, qualidade e responsabilidade”, frisou a gestora de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Catharina Costa. Atualmente, a unidade funciona com mais de 50 profissionais que trabalham no setor de quimioterapia adulto, primeiro local ativado no HCS.
“Por ter sido inaugurado recentemente, é importante enfatizar os protocolos com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Sabe-se da grande relevância da higienização das mãos como uma das metas de segurança do paciente, por exemplo. É um cuidado para todos envolvidos na assistência aos pacientes”, salientou a enfermeira do Nespih, Ellen Koga. Dividido por etapas, os treinamentos promovem a melhoria contínua dos processos assistenciais.
“As ações são voltadas para reduzir a ocorrência de eventos adversos, além de ampliar sistematicamente a cultura de segurança, na articulação e integração dos processos, além da garantia das boas práticas de funcionamento”, acrescentou a enfermeira. Funcionamento Inaugurado há quase um mês, em 10 de dezembro de 2025, o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) está em sua primeira fase de funcionamento. Com a chegada do novo hospital, os pontos de infusão adulto ofertados pelo Estado saíram de 24 para 60, o que representa um crescimento de 150% em relação à capacidade do Huse, onde o procedimento era realizado. No dia 19 de janeiro, a unidade passará a contar com atendimentos ambulatoriais de oncologia clínica.
Mais lidas
- 1 Dez cidades de Sergipe terão abastecimento de água suspenso temporariamente nesta quarta-feira; veja quais
- 2 Legado de Marcelo Déda é exaltado por políticos sergipanos 12 anos após sua morte
- 3 Governo divulga programação completa do Verão Sergipe 2026
- 4 Agora é Lei: Sergipe institui notificação compulsória de casos de esporotricose em animais
- 5 Resultado parcial do PSS para psicólogos e assistentes sociais de Aracaju é divulgado