Ministério da Justiça aponta queda de 18,39% nos homicídios dolosos e confirma Sergipe como o estado mais seguro do Nordeste
Dados do Mapa da Segurança, divulgado nessa quarta-feira, 11, reforçam avanço da segurança pública no estado

Numa constatação da tendência de redução dos homicídios dolosos em Sergipe, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) identificou uma queda de 18,39% na ocorrência desse tipo de crime no estado, no comparativo entre os dados consolidados de 2023 e 2024. Além da expressiva redução nos casos, Sergipe permanece como o estado mais seguro do Nordeste, com uma taxa de 15,49 homicídios dolosos por 100 mil habitantes — inferior à meta nacional estipulada para 2030, de 16 mortes por 100 mil habitantes.
O levantamento, intitulado Mapa da Segurança, foi divulgado nessa quarta-feira, 11, pelo MJSP, em Brasília (DF), e ratifica os índices mapeados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe.
De acordo com o mapeamento federal, em 2023 foram registrados 435 homicídios dolosos em Sergipe, enquanto em 2024 o número caiu para 355 casos. Isso significa que ao menos 80 vidas foram preservadas, resultado direto das ações integradas de enfrentamento à criminalidade.
Na análise das taxas de homicídio por 100 mil habitantes, o estudo mostra que Sergipe diminuiu esse índice de 19,06 (em 2023) para 15,49 (em 2024). Essa redução é reflexo direto do trabalho das polícias Civil, Militar e Científica, que vêm atuando de forma estratégica e integrada no combate à violência letal.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, os dados consolidados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública demonstram a efetividade das políticas públicas implementadas no estado.
“Os dados do Ministério da Justiça ratificam os resultados que estamos apresentando periodicamente à sociedade sergipana. E, claro, esses números são fruto do trabalho dos nossos servidores, que, diariamente, estão empenhados na missão de preservar cada vez mais vidas no território sergipano”, afirmou o secretário.
Segurança
Mais lidas
- 1 Emília Corrêa investe em ônibus com ar-condicionado e é deixada de fora por Samuel em evento de entrega
- 2 Secretaria de Estado da Saúde reforça importância da assistência oncológica em visita ao Huse
- 3 Negligência fatal: casos envolvendo o uso de armas da família por menores abrem debate sobre cuidados e riscos
- 4 Jhordan Matheus apresenta novo espetáculo de stand-up em Aracaju no dia 12 de julho
- 5 Pablo, eleito Vereador de Nossa Senhora do Socorro, com 941 votos