Segurança Pública

Operação prende grupo acusado de homicídios e tráfico em Itaporanga D’Ajuda

Dois suspeitos morreram em confronto; investigação aponta que líder usava saída temporária para cometer crimes

Por Governo do Estado Publicado em 12/08/2025 09:04
.

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação "Saída Espúria" contra um grupo criminoso acusado de homicídios, tentativa de homicídio e tráfico de drogas em Itaporanga D’Ajuda, no interior de Sergipe.


A ação prendeu dois suspeitos, apreendeu um adolescente e cumpriu 11 mandados de busca. Dois outros investigados reagiram à abordagem, foram baleados, socorridos, mas não resistiram. Também foram apreendidas três armas de fogo e drogas.


Segundo as investigações, o grupo matou um homem cadeirante no dia 17 de abril, durante invasão a uma casa na zona rural. Menos de uma semana depois, tentaram matar outro desafeto em um assentamento sem-terra — a vítima foi atingida por cinco tiros, mas sobreviveu.


O principal executor, conforme a polícia, é um presidiário que estava em saída temporária na época dos crimes e retornou ao presídio após o fim do benefício. O grupo também é suspeito de corrupção de menores, porte ilegal de arma, roubo e ameaças.


As investigações apontam duas lideranças: uma em liberdade, que coordenava as ações, e outra formada por um condenado em progressão de regime, responsável pelas execuções mais violentas.


A atuação criminosa também foi identificada em Laranjeiras, Areia Branca, Salgado e Maruim, onde houve cumprimento de mandados. Ao todo, foram expedidos 14 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas e internação de adolescente.


A operação contou com apoio da Polícia Militar, Polícia Penal e diversas unidades da Polícia Civil.