Corpo de Bombeiros encerrou 2025 com mais de 81 mil atendimentos e reforço na estrutura operacional
Balanço anual destaca investimentos superiores a R$ 37 milhões, fortalecimento da tropa e atuação preventiva como eixo central do trabalho da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) encerrou 2025 com intensa atuação em todo o estado, marcada pelo atendimento a milhares de ocorrências e pelo fortalecimento das ações de prevenção, ensino e resposta a emergências, reafirmando o compromisso permanente da corporação com a proteção da população sergipana.
Conforme o comandante-geral do órgão, coronel Fábio Cardoso, ao todo, foram registrados mais de 81 mil atendimentos. Destes, aproximadamente 85% corresponderam a ações preventivas e 15% a respostas diretas a emergências. “Tudo isso foi feito com um olhar cuidadoso e humano, sempre focado nas demandas que a sociedade precisava para fornecer a melhor experiência possível”, destacou.
No âmbito operacional, registros do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) apontam que os bombeiros militares atenderam 11.063 ocorrências em 2025, incluindo incêndios urbanos e em vegetação, buscas e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, ações de defesa civil e acidentes automobilísticos. Ainda foram prestadas 1.655 orientações diretamente por parte dos operadores do Ciosp e realizadas, segundo balanço do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) 525 ações de guarda-vidas e mergulho, com destaque para 174 salvamentos aquáticos.
Dados da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) mostram que, em 2025, o CBMSE registrou 31.607 serviços voltados à prevenção contra incêndio e pânico em edificações e locais de concentração de público. Neste período, foram liberadas 13.454 licenças e realizadas 3.334 vistorias, 2.332 análises de projetos e 1.329 fiscalizações. Os profissionais da DAT também realizaram 4.278 atendimentos presenciais, 6.499 atendimentos on-line e 381 credenciamentos, assegurando que espaços públicos e privados estivessem em conformidade com as normas de segurança.
A área de formação do Corpo de Bombeiros também teve atuação expressiva. A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Instrução (Depi) da corporação promoveu 269 palestras sobre temas como primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes domésticos e salvamento aquático. Foram realizadas 62 formações de brigadas de incêndio e 31 capacitações relacionadas à Lei Lucas (13.722/18), voltadas à preparação de escolas de educação infantil e básica para o atendimento de emergências. O Projeto São João Seguro alcançou a marca de 100 eventos realizados com teatro de fantoches para o público infantojuvenil. No total, as ações educativas beneficiaram 38.725 pessoas em Sergipe ao longo do ano.
Em 2025, o Centro de Atividades Físicas e Desportos (Cafid) do CBMSE registrou 138 inscrições de bombeiros militares no clube de corrida, 72 nos treinos de defesa pessoal, 125 na academia de musculação da Depi e 238 nos treinos esportivos de natação, futsal, handebol e voleibol. A adesão expressiva reforça a relevância da preparação física para a rotina operacional dos militares, uma vez que o condicionamento adequado é decisivo para a segurança do próprio bombeiro e para a eficiência no atendimento a ocorrências de incêndios, salvamentos e resgates, que exigem força, resistência e elevado nível de prontidão.
Investimentos
Quanto aos investimentos, o CBMSE aplicou mais de R$ 37 milhões em aquisições de viaturas e equipamentos, por meio de recursos próprios, transferências do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e emendas parlamentares federal e estadual. O aporte permitiu o reaparelhamento e a modernização das unidades operacionais em diferentes regiões do estado. Foram adquiridos 504 itens — entre entregues e empenhados, com previsão de chegada para esse ano — como autoescada mecânica, caminhões de incêndio e de busca e salvamento, embarcações, motocicletas, drones, câmeras térmicas, mochilas de atendimento pré-hospitalar, equipamentos de proteção individual, desencarceradores, kits para pick-up florestal e equipamentos de salvamento terrestre.
Ao avaliar os números, os investimentos realizados e a perspectiva de continuidade no reaparelhamento da frota e no fortalecimento da tropa, o comandante-geral do CBMSE destacou que “o balanço de 2025 evidencia não apenas a ampliação da capacidade operacional do CBMSE, mas, também, a prioridade dada ao trabalho preventivo junto à comunidade, pilares essenciais para reduzir riscos e melhorar a resposta a emergências em Sergipe. Estes resultados são frutos do apoio do governador Fábio Mitidieri e do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy”, concluiu.
Mais lidas
- 1 Dez cidades de Sergipe terão abastecimento de água suspenso temporariamente nesta quarta-feira; veja quais
- 2 Legado de Marcelo Déda é exaltado por políticos sergipanos 12 anos após sua morte
- 3 Agora é Lei: Sergipe institui notificação compulsória de casos de esporotricose em animais
- 4 Governo divulga programação completa do Verão Sergipe 2026
- 5 Resultado parcial do PSS para psicólogos e assistentes sociais de Aracaju é divulgado